top of page

PORQUE DEVO SEGUIR UMA IGREJA BÍBLICA?


Ao considerarmos um assunto de tamanha relevância, não podemos deixar de nos perguntar, o que é mesmo uma igreja bíblica? Quem é habilitado para reconhecê-la? Como se faz esse reconhecimento? Por essas perguntas podemos ver que o assunto é bastante complexo e, conforme o contexto atual, muitíssimo oportuno e nos deve levar à busca de subsídios, recursos, para podermos discernir estas questões tão fundamentais. Antes de tratarmos o que o tema acima nos impõe, tentaremos responder às perguntas acima através destes tópicos:

  • Conheça! Igreja bíblica é aquela, composta por pessoas chamadas por Deus, batizadas, arroladas numa Igreja que tem Jesus Cristo como único Senhor e único suficiente Salvador. E, considera a bíblia como sua única regra de fé e prática. Esta igreja há de se relacionar e cooperar com outras da mesma fé e ordem. Conforme nos diz, I João 1.7 “se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” Portanto, não há nada, nada mesmo, que justifica a não comunhão e a não cooperação com outras igrejas da mesma fé e ordem, pois esta comunhão está baseada no “andar na luz de Jesus” mas, e se tiver havido pecado que ameaça a comunhão? Então, “o sangue de Jesus, seu Filho nos purifica de todo pecado” .

  • Habilite-se! Para diferenciarmos uma Igreja Bíblica de outra que não o seja, vem obviamente o conhecimento da Palavra de Deus. É muito claro o texto de Hebreus 4.12-13 que acertadamente diz: “Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão manifestas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” .

  • Proceda! Deixando-se guiar pelo Espírito da Verdade. João 16.13 “quando vier, porém, o Espírito da Verdade ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará as cousas que hão de vir”. Além disso ouça também o testemunho de irmãos maduros e equilibrados na fé e na Palavra de Deus.

Então, eis aí algumas razões fortes porque devo seguir uma igreja bíblica: 1º Quero seguir a Jesus e não a um líder que se preocupa tão somente em ser o foco das atenções, levando o povo de forma velada e sorrateira ao culto da sua personalidade. 2º Numa Igreja bíblica, a minha oferta e cooperação serão usados para servir aos propósitos exclusivos de Deus e terei acesso a um relatório honesto da destinação destes valores. Quanto a isso, vejam o exemplo do apóstolo Paulo em II Corintios cap. 8, em especial os versos 16-24. Vejam também o seu alerta relativo ao mesmo assunto em Gálatas 4.17 “Os que vos obsequiam não o fazem sinceramente, mas querem afastar-vos de mim, para que o vosso zelo seja em favor deles”. Outros são ainda muito mais descarados. Sobre estes o apóstolo Pedro nos alerta veementemente: Vejam: II Pe. 2.1ss. 3º Servindo e persistindo em uma igreja bíblica, sempre serei um referencial positivo. Assim, evitarei ser um líder que leve outros irmãos a um descaminho. 4º Seguir uma igreja bíblica me guardará de me tornar cúmplice dos erros e pecados de uma igreja não bíblica. Cf. Apocalipse 18.4 “Ouvi uma voz do céu dizendo: Retirai-vos dela , povo meu para não serdes cúmplices em seus pecados, e para não padecerdes dos seus flagelos”. 5º Permaneço numa igreja bíblica para não me envolver com os maus obreiros e assim continuar afastado daqueles que promovem divisões e escândalos em desacordo com a Palavra de Deus. Conforme nos é mandado fazer em Romanos 16.17. Pois tenho também um motivo pessoal muito forte para não comungar com maus líderes, isto é, não quero que meu empenho e testemunho sejam prejudicados perante a sociedade e diante de irmãos com os quais convivo. Para qualquer sincero leitor da Bíblia, destituído de preconceitos e liberto de tradições eclesiásticas nocivas, não fica difícil descobrir qual foi e é o formato da Igreja idealizada no Novo Testamento. E, saberá também diferenciar as questões mais importantes das que são apenas culturais. Considero que a Igreja bíblica ainda hoje está em alta, especialmente para os filhos de Deus que precisam e querem ser conduzidas a uma delas. Sei disso como pastor por ter acolhido pessoas, irmãos em Cristo, que se converteram ao Senhor em uma Igreja inadequada, o que de fato pode acontecer, conforme relato do apóstolo em Filipenses 1.15-18. Portanto, nada de modismos, ainda tem muito crente verdadeiro em busca de igrejas verdadeiramente bíblicas. Eu estou nessa, e você?

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page